top of page

PROJETO HUMANIDADES:

uma nova perspectiva para o Campus UFRJ Macaé

 

 

Os ideais de construção de uma nova proposta de universidade baseada na integração de saberes em uma proposta de com a interdisciplinaridade e promoção de conhecimentos nos mais diversos aspectos sempre estiveram presentes nas ações e pensamentos dos dirigentes que iniciaram o processo de construção do Campus Macaé.

 

Entre os anos de 2009 e 2011, momento de chegada dos primeiros professores e profissionais nas áreas da educação, ciências humanas e filosofia no Campus UFRJ-Macaé, o Prof. Aloísio Teixeira (então Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro) sonhou com a proposta de criação de um curso de graduação que contemplasse a área das Ciências Humanas e Sociais no Campus Macaé. Muitas reuniões com os profissionais da área, dirigentes e apoiadores geraram estudos de viabilidade nas mais diversas propostas que naquele momento foram estudadas e pensadas. Infelizmente, em junho do ano 2012, o ex-Reitor Prof. Aloísio Teixeira faleceu subitamente, deixando o legado do início desta construção.

 

As discussões, reuniões e estudos ocorridos em 2011/2012 oportunizaram iniciativas extensionistas e encontros organizados por professores e Téc. administrativos do Campus Macaé: Minicursos – Poder e Conhecimento em Maio de 2011 e Razão e Afetos em maio de 2012, contando com a presença de professores convidados de outras instituições, além da participação de alunos, professores e téc. administrativos de diversas instituições de Ensino em Macaé; I Encontro de Ciência Tecnologia e Sociedade em dezembro de 2011: um conjunto de mesas redondas com a presença e apoio da então Secretaria de Ciência e Tecnologia de Macaé e professores do CEFET-RJ – Maracanã; Mesas redondas: O ensino de Filosofia e sociologia: desafios e tendências em eventos da extensão nos anos de 2011 e 2012 com a presença de diversos convidados da área de Educação e professores da Rede estadual e municipal.

 

No ano de 2013 realizamos o I Fórum em Humanidades entre os dias 25 e 29 de novembro. O evento contou com um sucesso de público e diversos profissionais envolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento abrilhantaram as discussões.

 

Entre setembro e outubro de 2014, promovemos o Minicurso Ética e Política que reuniu diversos professores conferencistas e interessados nos estudos do tema.

 

 

O que percebemos é que estas iniciativas promovem a discussão no campo das humanidades e têm contribuído significativamente para as mais diversas formas de interação entre professores, alunos e pesquisadores no NUPEM - Campus Macaé, na maneira de refletir propostas de estudo gestadas em interface entre diversas áreas do conhecimentos e as chamadas ciências humanas e sociais.

 

Na maneira pela qual se organizam, distribuem e trabalham os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento acreditamos na formação de indivíduos mais capazes de aplicarem seus conhecimentos na vida, de relacioná-los entre si e de compreenderem sua importância para o seu próprio processo de desenvolvimento. 

 

NUPEM UFRJ Macaé - Campus Prof. Aloísio Teixeira.
Av. São José Barreto, nº 764, Barreto, Macaé - RJ. 
CEP: 27965-045
Telefone: (22) 2141-3932

bottom of page